Caixilharias


As caixilharias estão disponíveis no mercado em vários materiais:

 

  • Madeira
  • Ferro/ aço
  • Alumínio
  • PVC

 

Caixilharia de madeira

A madeira foi desde sempre utilizada para encerrar vãos, talvez pela caixilharia-em-madeira-005facilidade de manuseamento e pela disponibilidade em obter a matéria-prima.

Este é um material orgânico com origem no tecido formado pelas plantas lenhosas como tal necessita de manutenção para evitar a sua deteorização.

Quando tratado e preservado é um material bastante durável e resistente.

 

 

Caixilharias de ferro/ aço

ferro_(15)Raros são os casos em que se aplicam caixilhos de ferro dado que têm muitas desvantagens, além de ser caro e bastante pesado, a caixilharia feita em ferro é difícil de trabalhar e é necessária mão-de-obra especializada.

 


 

 

 

Caixilharia de Alumínio

 

O Alumínio é um metal não ferroso, leve, dúctil e resistente.solucoes-de-caixilharia-018

A sua aplicação na caixilharia tem aumentado devido às suas vantagens em relação a outros materiais. A qualidade estética e a grande variedade de cores, acabamentos, resistência e durabilidade são alguns dos exemplos que o distinguem.

São também apontadas algumas desvantagens como a elevada condutibilidade térmica e a elevada quantidade de energia despendida na sua produção, mas com a evolução tecnológica essas desvantagens têm vindo a ser suprimidas, através da reciclagem de material e da adoção do corte térmico.

 

 

 

Caixilharia de PVC

 

pvcPVC (policloreto de vinilo) é um material sintético que, pelas suas propriedades e excelente relação custo / benefício tem vindo a adquirir um importante lugar na indústria.

Os caixilhos em PVC têm estabilidade dimensional e resistência à degradação, provocada principalmente pela radiação solar, mas também pelas temperaturas extremas a que estão sujeitos, não necessitando de uma manutenção periódica muito elevada. Os caixilhos em PVC são também bastante resistentes à humidade.

Atualmente existe uma grande variedade de cores e acabamentos disponíveis.