Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre alumínio de corte térmico e PVC?

Em relação às séries convencionais de Corte Térmico, o PVC apresenta características superiores de isolamento térmico e acústico, graças à sua caixa de 70mm de 5 câmaras, contra a caixa de 45mm de 3 câmaras do alumínio de corte térmico convencional.

A larga caixa do PVC permite também a aplicação de vidros de maior espessura, agravando a diferença de performances.

No entanto existem outros sistemas de alumínio de corte térmico com índices de resistência térmica e acústica superiores aos do PVC, nomeadamente o Sistema LT com uma caixa de 74mm de 4 câmaras, permitindo a aplicação de vidro triplo.

 

Quais as vantagens de usar vidro duplo?

O vidro duplo permite um melhor isolamento térmico graças à sua caixa-de-ar existente entre os dois vidros, impedindo o contacto, logo condução térmica do frio/calor, para o interior de casa.

Permite também um melhor isolamento acústico, visto que a sua espessura é muito superior ao vidro simples.

 

Qual a diferença entre alumínio convencional e alumínio de corte térmico?

As séries para caixilharia de alumínio de corte térmico apresentam índices de isolamento térmico e acústico muito superiores aos das séries para caixilharia de alumínio convencional.

A diferença reside no facto de o alumínio de corte térmico interromper a condução térmica através de um composto de plástico chamado poliamida. Deste modo, o alumínio exposto ao lado exterior de casa (logo, às adversidades térmicas), não se encontra em contacto com o alumínio do lado interior, conservando eficazmente a temperatura amena do seu lar.

Esta alteração estrutural permite também a aplicação de vidros mais espessos, tornando a janela mais eficaz no isolamento térmico e acústico.

 

O que é mais caro alumínio ou PVC?

As séries para caixilharia de alumínio convencional são o mais económico.

As séries para caixilharia de alumínio de corte térmico e as séries para caixilharia de PVC são um pouco mais dispendiosas, no entanto as vantagens que apresentam ultrapassam em larga escala a diferença de preço para as séries de alumínio convencional.

 

O que é mais seguro alumínio ou PVC?

O PVC é mais seguro pelos acessórios que traz de raiz, no entanto o alumínio permite acrescentar acessórios que o elevam ao nível de segurança do PVC, principalmente o alumínio de corte térmico.

O calor deforma os caixilhos em PVC?

Não. Dadas as suas características naturais o PVC não atinge temperaturas superiores a 50ªC, embora suporte temperaturas até 70ªC. Os reforços em aço ajudam a manter a rigidez. Por outro lado dado o PVC não absorver a humidade garante uma grande durabilidade e longevidade.

A exposição solar altera a cor do perfil de PVC?

Não. O componente utilizado na fabricação (dióxido de titânio) e na montagem das janelas é um agente químico que garante a pigmentação original., sendo resistente aos raios UV.

 

Qual é a diferença de preços entre os Sistemas Tradicionais e os de Rutura Térmica?

    Em média uma obra em perfis de rutura térmica acresce cerca de 30% do valor dos sistemas tradicionais.
Quanto é que encarece a utilização de um tipo de vidro termicamente melhorado?

Normalmente a diferença de preço para um vidro duplo normal, não é mais do que 10% do valor total da obra.

 

O que é um perfil com corte térmico?

Um perfil com rutura da ponte térmica é na realidade constituído por dois perfis independentes, unidos por peças de poliamida. Esta solução garante que se consegue o isolamento térmico entre o elemento do exterior e o do interior.

Os perfis são normalmente em alumínio extrudido. Isto permite que se possa ter acabamentos diferentes para o exterior e o interior da caixilharia, podendo mesmo utilizar-se materiais diferentes – são já comuns as caixilharias alumínio/madeira.
As peças de união são em poliamida, que poderá ser reforçada com fibra de vidro. Adicionalmente, o “fecho” do perfil deve ser também em poliamida (ou um outro material com o PVC), e não em alumínio – por exemplo, quando se fecham as duas folhas de uma janela, não devem tocar-se peças de alumínio.

 

Quais as vantagens de um perfil com corte térmico?

A utilização de perfis com rutura da ponte térmica permite aumentar o nível de conforto interior – a um maior isolamento térmico associa-se um melhor isolamento acústico. Além disso, ao diminuir a diferença de temperatura entre o interior e o caixilho, permite minimizar a condensação no interior. Isto permite uma otimização dos sistemas de controlo de temperatura, com os ganhos energéticos – e financeiros – associados.

Como calcular as perdas térmicas das janelas?

 

 

Em que:

HL – Perda de calor

Wa – Área de janela (m2)

T – diferença entre a temperatura interior e a temperatura exterior

U – coeficiente de transmissão de calor (W/m2.ºC) que varia de acordo com o seguinte quadro: